Uma abordagem da geometria fractal para o ensino médio

Autores

  • Clayton Eugenio Santos de Paula UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Tatiana Miguel Rodrigues de Souza UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Geometria fractal, Ensino, Mandelbrot.

Resumo

Este trabalho visa abordar o estudo da Geometria Fractal no Ensino Médio como forma de auxílio nas aulas de matemática. A Geometria Fractal apresentada por meio de figuras, construções lúdicas e aplicações no cotidiano, torna-se um exemplo de matemática aplicada que pode ser utilizada durante as aulas e propiciar inúmeros benefícios aos alunos na aprendizagem da matemática, por despertar a curiosidade. Benoit Mandelbrot, precursor nos estudos desses objetos, percebeu que tentar explicar alguns fenômenos naturais utilizando a geometria clássica era inadequado, daí a necessidade de se criar uma nova geometria a fim de contemplar essas formas geométricas complexas. Veremos suas principais características, definição e aplicações e a sua importância para o ensino da matemática.

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Publicado

10-12-2017

Como Citar

PAULA, C. E. S. de; RODRIGUES DE SOUZA, T. M. Uma abordagem da geometria fractal para o ensino médio. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 10, 2017. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/130. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa