Explorando conceitos de geometria não-euclidiana com softwares de geometria dinâmica
Palavras-chave:
Geometrias não-euclidinas, Geometria Hiperbólica, Geometria Esférica, Geogebra, Cinderella.Resumo
Este trabalho visa oferecer alternativas para a abordagem de alguns conceitos de Geometrias Não-Euclidianas no ensino básico. Para isso, apresentamos uma proposta de atividades em um ambiente de geometria dinâmica com a intenção de possibilitar a exploração e a realização de comparações entre Geometria Euclidiana e Geometrias Não-Euclidianas. A metodologia utilizada está focada na investigação matemática através de atividades elaboradas nos softwares Geogebra e Cinderella. O objetivo dessas atividades é garantir que o aluno tenha a liberdade de experimentar com os objetos geométricos em mais de um ambiente, podendo assim construir o conhecimento matemático através da comparação dos conceitos geométricos vistos em Geometria Euclidiana com conceitos semelhantes verificados em Geometria Esférica e em Geometria Hiperbólica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.