Explorando conceitos de geometria não-euclidiana com softwares de geometria dinâmica

Autores

  • Carlos Augusto do Nascimento Vieira Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura
  • Erica Boizan Batista Universidade Federal do Cariri
  • Leandro da Silva Tavares Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

Geometrias não-euclidinas, Geometria Hiperbólica, Geometria Esférica, Geogebra, Cinderella.

Resumo

Este trabalho visa oferecer alternativas para a abordagem de alguns conceitos de Geometrias Não-Euclidianas no ensino básico. Para isso, apresentamos uma proposta de atividades em um ambiente de geometria dinâmica com a intenção de possibilitar a exploração e a realização de comparações entre Geometria Euclidiana e Geometrias Não-Euclidianas. A metodologia utilizada está focada na investigação matemática através de atividades elaboradas nos softwares Geogebra e Cinderella. O objetivo dessas atividades é garantir que o aluno tenha a liberdade de experimentar com os objetos geométricos em mais de um ambiente, podendo assim construir o conhecimento matemático através da comparação dos conceitos geométricos vistos em Geometria Euclidiana com conceitos semelhantes verificados em Geometria Esférica e em Geometria Hiperbólica.

Downloads

Publicado

28-07-2020

Como Citar

VIEIRA, C. A. do N.; BATISTA, E. B.; TAVARES, L. da S. Explorando conceitos de geometria não-euclidiana com softwares de geometria dinâmica. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 18, 2020. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/217. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa