Análise de preferências do mercado automotivo e securitário através de equações diferenciais
Palavras-chave:
Modelagem matemática, Equações diferenciais ordinárias, Preferências do consumidor, Comportamento de mercado, Análise financeira.Resumo
O propósito deste trabalho foi estudar a teoria de análise comportamental de preferências do consumidor, por meio da aplicação de equações diferenciais ordinárias em microeconomia. Para isto, supôs-se que a taxa marginal de substituição pode ser representada por uma equação diferencial ordinária, em que o lado direito de tal equação está associado a curva de indiferença. Para a modelagem matemática, considerou-se o mercado americano de automóveis e o mercado brasileiro de seguros. Com os devidos dados, foi possível obter a solução analítica do problema de valor inicial e, consequentemente, a curva de substituição entre dois produtos concorrentes do mercado considerado. As curvas de indiferença obtidas possibilitaram o entendimento sobre o comportamento de ambos os mercados, propiciando a compreensão sobre as motivações da relação de preferência dos consumidores e, assim, melhores condições para tomada de decisão.
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