Análise de preferências do mercado automotivo e securitário através de equações diferenciais

Autores

  • Gabrielle Bernardo Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Raphael de Oliveira Garcia Universidade Federal de São Paulo
  • Jorge Andrade Costa Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Equações diferenciais ordinárias, Preferências do consumidor, Comportamento de mercado, Análise financeira.

Resumo

O propósito deste trabalho foi estudar a teoria de análise comportamental de preferências do consumidor, por meio da aplicação de equações diferenciais ordinárias em microeconomia. Para isto, supôs-se que a taxa marginal de substituição pode ser representada por uma equação diferencial ordinária, em que o lado direito de tal equação está associado a curva de indiferença. Para a modelagem matemática, considerou-se o mercado americano de automóveis e o mercado brasileiro de seguros. Com os devidos dados, foi possível obter a solução analítica do problema de valor inicial e, consequentemente, a curva de substituição entre dois produtos concorrentes do mercado considerado. As curvas de indiferença obtidas possibilitaram o entendimento sobre o comportamento de ambos os mercados, propiciando a compreensão sobre as motivações da relação de preferência dos consumidores e, assim, melhores condições para tomada de decisão.

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Publicado

24-02-2020

Como Citar

SILVA, G. B.; GARCIA, R. de O.; COSTA, J. A. Análise de preferências do mercado automotivo e securitário através de equações diferenciais. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 17, 2020. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/241. Acesso em: 3 maio. 2024.