Equações de diferenças no Ensino Médio: uma experiência de iniciação científica

Autores

  • Janaina Schoeffel SEPT/UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Ana Cleo Motta SEPT/UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Lísia Nunes SEPT/UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Nicole Floriano SEPT/UFPR - Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Equações de diferenças, Ensino Médio.

Resumo

Este artigo descreve os estudos de iniciação científica realizados por três alunas de um curso de Ensino Médio Técnico. As atividades extracurriculares trabalharam equações de diferenças finitas de primeira e segunda ordem, proporcionando a aplicação de temas do currículo de matemática do Ensino Médio. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e implementação computacional, o que permitiu transitar entre abordagens teóricas e práticas. A partir dos exercícios no computador foram feitas simulações numéricas dos problemas estudados, possibilitando a geração de gráficos. O estudo permitiu visualizar a aplicação dos conceitos matemáticos trabalhados durante as diversas etapas do Ensino Médio, de forma integrada, em situações práticas das mais diversas áreas do conhecimento, além de propiciar um ambiente de pesquisa inédito. O estudo do tema viabiliza a interdisciplinaridade, sendo uma ótima alternativa para trabalhar fenômenos de evolução sem necessitar de conceitos de cálculo diferencial.

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Publicado

28-07-2022

Como Citar

SCHOEFFEL, J.; MOTTA, A. C.; NUNES, L.; FLORIANO, N. Equações de diferenças no Ensino Médio: uma experiência de iniciação científica. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 22, n. 1, 2022. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/277. Acesso em: 19 maio. 2024.