Um estudo sobre somas sequenciais como propostas didáticas investigativas para o ensino de Matemática
Palavras-chave:
investigação matemática, matemática escolar, educação matemática crítica.Resumo
O objetivo desse trabalho é discorrer sobre uma investigação matemática referente a Somas Numéricas Sequenciais, com vistas a tecer uma proposta didática investigativa, voltada para a Educação Básica, a ser analisada e implementada por licenciandos em Matemática, como parte das tarefas desenvolvidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica, de cursos de Licenciatura em Matemática. O artigo apresenta um estudo qualitativo, caracterizado como documental, uma vez que faz uso de fontes primárias como: manuscrito com a investigação realizada, documentos curriculares oficiais nacionais e estaduais e textos teóricos. Por fim, almeja-se destacar os pormenores da investigação realizada, ressaltando possibilidades para sua problematização na formação inicial de professores de Matemática e com professores já em exercício, com vistas a adentrarem futuramente à Educação Básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.