Um estudo sobre somas sequenciais como propostas didáticas investigativas para o ensino de Matemática

Autores

  • Walter Martin Colégio Lúdico Paulista
  • Maria Teresa Zampieri Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

investigação matemática, matemática escolar, educação matemática crítica.

Resumo

O objetivo desse trabalho é discorrer sobre uma investigação matemática referente a Somas Numéricas Sequenciais, com vistas a tecer uma proposta didática investigativa, voltada para a Educação Básica, a ser analisada e implementada por licenciandos em Matemática, como parte das tarefas desenvolvidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica, de cursos de Licenciatura em Matemática. O artigo apresenta um estudo qualitativo, caracterizado como documental, uma vez que faz uso de fontes primárias como: manuscrito com a investigação realizada, documentos curriculares oficiais nacionais e estaduais e textos teóricos. Por fim, almeja-se destacar os pormenores da investigação realizada, ressaltando possibilidades para sua problematização na formação inicial de professores de Matemática e com professores já em exercício, com vistas a adentrarem futuramente à Educação Básica.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

MARTIN, W.; ZAMPIERI, M. T. Um estudo sobre somas sequenciais como propostas didáticas investigativas para o ensino de Matemática. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 21, 2021. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/314. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa