Desenvolvendo a visualização: uma prática envolvendo Geogebra 3D e elementos da geometria descritiva

Autores

  • Lucas Lima Ferreira UNEB - Universidade do Estado da Bahia
  • Jefferson Correia da Conceição UNEB - Universidade do Estado da Bahia
  • Maridete Brito Cunha Ferreira UNEB - Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21167/cqdv24e24002

Palavras-chave:

Geogebra 3D, Geometria Descritiva, Visualização

Resumo

Este é um recorte de uma pesquisa que objetivou investigar se a prática em construir e projetar objetos geométricos através do Geogebra 3D contribui com o desenvolvimento da Visualização. É uma pesquisa bibliográfica, pré-experimental e qualitativa. Com a revisão de literatura compreendemos o fenônemo da Visualização, os benefícios do uso de softwares de geometria dinâmica no estudo de geometria e a contribuição da Geometria Descritiva com relação a imaginarmos objetos no espaço. A teoria que nos embasa é posta por Angel Gutierrez com respeito a uma caracterização para a Visualização. Obtemos a resposta para a questão de pesquisa através de uma atividade aplicada em licenciandos de matemática da Universidade do Estado da Bahia. Em suma, com a análise dos dados coletados detectamos indícios de ganhos na Habilidades de Visualização dos participantes.

 

Biografia do Autor

Lucas Lima Ferreira, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas pela Universidade do Estado da Bahia.

Licenciado em matemática pela Universidade do Estado da Bahia no Campus II.

Jefferson Correia da Conceição, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto B. Possui graduação em Licenciatura Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1987), Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO -1996), Especialista em Artes (SEC - IAT - BA - 1998). mestrado em Ciências da Educação - Universidad Autônoma de Asuncion - UAA (2007) e doutorado em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC (2010), curso reconhecido pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordena projeto extensionista - Geometria e Artes Visuais: uma possibilidade lúdica para pessoas da terceira idade - UATI - Campus II. Docente Aposentado do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Baiano e Litoral Norte - CETEP/LNAB; Atuações - Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S. (período 08/2001 - 07/2022) por desligamento institucional voluntário; Universidade do Estado da Bahia - UNEB - DCET - CAMPUS II. Áreas de atuação: Artes Visuais, Desenho Geométrico, Desenho Técnico, Geometria Descritiva, Ludicidade e Educação, Artes e Educação, Artes e Cultura Popular, História da Arte. Atuação Ensino Superior: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bacharelado em Engenharia de Produção, Pós - graduações. Ensino Médio/Cursos Técnicos - Edificações, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho.

Maridete Brito Cunha Ferreira, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

01-08-2024 — Atualizado em 12-09-2024

Versões

Como Citar

FERREIRA, L. L.; CONCEIÇÃO, J. C. da; FERREIRA, M. B. C. Desenvolvendo a visualização: uma prática envolvendo Geogebra 3D e elementos da geometria descritiva. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 24, p. e24002, 2024. DOI: 10.21167/cqdv24e24002. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/406. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa