Uma proposta de ensino de geometria plana no ensino fundamental: o jogo como instrumento no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Juliana Andrade Ferreira
  • Ednailton Santos Silva
  • Larissa Pinca Sarro Gomes

Palavras-chave:

Geometria Plana, proposta de ensino, jogo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar uma proposta de ensino realizada durante o estágio supervisionado do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. A experiência foi vivenciada numa escola pública estadual localizada no município de Itabuna – BA, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. O propósito da proposta didática foi de elaborar um minicurso ou oficina abordando algum objeto matemático através de novos métodos de ensino. Para isto, foi desenvolvido um minicurso sobre Geometria Plana explorando polígonos e não polígonos, conteúdo fundamental para o currículo de Matemática, mas que por vezes é deixado de lado por muitos professores. Neste minicurso os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Tangram e um pouco de sua história, além de aprender brincando com o “Jogo das Formas Planas”. Este jogo envolve questões geométricas que são definidas a partir do lançamento de dois dados. Com esta experiência pudemos observar uma maior interação entre os alunos para a realização das atividades propostas e foi possível compreender a importância do trabalho com abordagens diferenciadas para o ensino de conteúdos geométricos.

Downloads

Publicado

14-11-2022

Como Citar

FERREIRA, J. A.; SILVA, E. S.; GOMES, L. P. S. Uma proposta de ensino de geometria plana no ensino fundamental: o jogo como instrumento no processo de ensino e aprendizagem. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 6, 2022. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/72. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa