https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/issue/feedC.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática2025-07-08T22:06:23+00:00C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática cqdrevistaeletronica.fc@unesp.brOpen Journal Systems<p> <strong>A C.Q.D. – Revista Eletrônica Paulista de Matemática</strong>, ISSN 2316-9664, é periódico acadêmico publicado em versão eletrônica pelo Departamento de Matemática, da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Unesp/Bauru.</p> <p> Direcionada à comunidade científica, a revista foi criada em 2012 e tem como objetivo incentivar a investigação e o estudo da Matemática. Para tanto, recebe e analisa artigos submetidos por professores e alunos, e publica eletronicamente aqueles que apresentam suficientes méritos científicos e editoriais.</p> <p> Trata-se de uma revista diferenciada por ser totalmente virtual, de acesso gratuito e de ampla abrangência, incluindo os temas de Matemática Pura, de Matemática Aplicada e de Educação Matemática. <strong> </strong></p>https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/447Oscilações na área do quadrado2024-12-17T16:16:12+00:00Flank David Morais Bezerraflank@mat.ufpb.brLeonardo Pireslpires@uepg.br<p>Neste artigo, discutimos como o conhecimento do c´alculo diferencial e integral pode auxiliar os professores na elaborac¸˜ao de atividades para o ensino b´asico. Para isso, examinamos como inferir aproximadamente a ´area da regi˜ao no plano 𝑥𝑦 delimitada pelo gráfico da função <span class="fontstyle0">𝑥 </span><span class="fontstyle2">∈ [</span><span class="fontstyle3">0</span><span class="fontstyle0">, </span><span class="fontstyle3">1</span><span class="fontstyle2">] ↦ </span><span class="fontstyle3">1 </span><span class="fontstyle2">+ 1/n.</span><span class="fontstyle3"> </span><span class="fontstyle3">sen</span><span class="fontstyle2">(</span><span class="fontstyle0">𝑥</span><span class="fontstyle2">√</span><span class="fontstyle0">𝑛</span><span class="fontstyle2">)</span>, com <span class="fontstyle0">𝑛 </span><span class="fontstyle2">∈ </span><span class="fontstyle3">N</span>, al´em dos eixos 𝑥 e 𝑦 e da reta 𝑥 = 1. Utilizamos elementos da matem´atica elementar, conforme abordados no ensino b´asico, para obter f´ormulas aproximadas. A justificativa da eficiˆencia de tais f´ormulas, no entanto, ´e realizada por meio do c´alculo diferencial e integral. Tamb´em mostramos como essa an´alise pode ser aplicada ao c´alculo aproximado de ´areas de figuras planas obtidas pela variac¸˜ao dos lados de pol´ıgonos utilizando funç˜oes trigonom´etricas. Para isso, definimos a noç˜ao de funç˜oes com bom comportamento oscilat´orio. As figuras e animac¸ ˜oes foram produzidas com os pacotes gráficos <span class="fontstyle0">L</span><span class="fontstyle0">A</span><span class="fontstyle0">TEX </span><span class="fontstyle2">animate</span><span class="fontstyle0">, </span><span class="fontstyle2">tikz</span><span class="fontstyle0">, </span><span class="fontstyle2">tkz-euclide </span><span class="fontstyle0">e </span><span class="fontstyle2">pgfplots.</span></p>2025-07-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemáticahttps://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/491Modelo fuzzy para aferir a suscetibilidade de jovens em relação às fake news2025-01-20T10:46:13+00:00Aline Tiemi Terasawaaline.terasawa@unesp.brLuiz Henrique da Cruz Silvestrinilh.silvestrini@unesp.brAna Claudia de Jesus Golzioa.golzio@unesp.br<p>Conhecidas como <em>fake news</em>, as várias formas de desinformação tornaram-se uma grande vulnerabilidade do mundo atual. Elas podem influenciar, moldar ou distorcer a nossa percepção do que é real. Neste trabalho apresentamos um Sistema Baseado em Regras <em>Fuzzy</em> (SBRF) com o objetivo de estabelecer uma modelagem adequada que permite inferir o quão suscetível, no sentido de acreditar e/ou compartilhar, uma pessoa pode estar diante de uma <em>fake news</em>. Para isso utilizamos os dados coletados a partir de formulários online de participantes de um dos módulos do Projeto “Inteligência Artificial: da Lógica às Humanidades” apoiado pelo CNPq. Os dados foram utilizados para alimentar um modelo <em>fuzzy</em> que permite inferir o grau de suscetibilidade em relação à desinformação dos participantes. Os resultados mostraram que em uma amostra de 42 participantes do projeto, apenas 9,5% têm um alto grau de contaminação por <em>fake news</em>. A validade interna do modelo foi feita comparando os resultados obtidos através do SBRF com uma análise manual dos dados pelo especialista.</p>2025-07-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática