Aplicação de equações diferenciais em modelos presa-predador com fatores de inibição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21167/cqdv26e26006

Palavras-chave:

presa-predador, inibição, Análise qualitativa., análise numérica

Resumo

Os modelos de interação do tipo presa-predador são comumente utilizados desde o controle biológico de pragas até mesmo na captura e emissão de carbono. Um modelo amplamente difundido é o de Lotka-Volterra (1926), sendo simples e validado. No entanto, esse modelo carece de correções que reproduzam melhor a realidade. Diante disso, foi realizada a análise qualitativa dos problemas presa-predador com fatores de inibição, utilizando as equações de Verhulst e Gompertz, juntamente com a análise numérica das aproximações para tais modelos com o software MATLAB. A análise qualitativa utilizou do estudo dos pontos de equilíbrio dos sistemas localmente lineares, da estabilidade dos sistemas lineares associados e dos sinais das derivadas, construindo trajetórias no plano de fase. Na análise numérica foram aproximadas trajetórias no plano de fase com a implementação do algoritmo de Runge-Kutta de 4a ordem. Todas as informações obtidas qualitativamente foram confirmadas por meio das aproximacões numéricas. 

Biografia do Autor

João Pedro Oliveira Pereira, UTFPR - Universidade Tecn´ológica Federal do Paraná - Londrina

Aluno de graduação em Engenharia Química na UTFPR.

Ricardo de Sá Teles, UTFPR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UFSCar (2003), mestrado em Matemática pela UFSCar (2007) e doutorado em Matemática Aplicada pelo IME-USP (2012). Foi Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp campus de Araraquara, de Agosto/2013 a Novembro/2020 e atuou como docente e orientador de mestrandos no PROFMAT do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro. Atualmente é Professor do Magistério Superior Adjunto-B1 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina. E é docente permanente do PROFMAT-UEL. Tem experiência na área de Análise Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais Não Lineares, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferenciais parciais hiperbólicas (autônomas e não autônomas), existência e unicidade de solução, comportamento assintótico, atrator (global e pullback), continuidade de atratores. (Texto informado pelo autor no currículo Lattes)

Downloads

Publicado

04-08-2025

Como Citar

PEREIRA, J. P. O.; TELES, R. de S. Aplicação de equações diferenciais em modelos presa-predador com fatores de inibição. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 26, p. e26006, 2025. DOI: 10.21167/cqdv26e26006. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/478. Acesso em: 8 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa