Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa

Autores

  • Suemilton Nunes Gervázio Universidade de São Paulo/USP

Palavras-chave:

Ensino, Experimentos, Educação matemática.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise e discutir brevemente a situação atual da educação brasileira em relação ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e apresenta uma proposta para a redução do fracasso no âmbito educacional da referida disciplina, que vem ocorrendo de forma preocupante na maioria das escolas. A princípio, evidenciam-se as razões que impulsionam o crescimento deste fracasso. Logo após, expõe-se uma alternativa para a solução desse problema, que seria a utilização dos materiais concretos e manipulativos em sala de aula, como fator preponderante ao sucesso escolar, no ensino da matemática, o que pode até certo ponto, promover à pesquisa. Por fim, mostraremos os resultados de uma aplicação dessa metodologia de ensino em uma escola pública de nível médio.

Downloads

Publicado

28-07-2017

Como Citar

GERVÁZIO, S. N. Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 9, 2017. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/111. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa