Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa
Palavras-chave:
Ensino, Experimentos, Educação matemática.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise e discutir brevemente a situação atual da educação brasileira em relação ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e apresenta uma proposta para a redução do fracasso no âmbito educacional da referida disciplina, que vem ocorrendo de forma preocupante na maioria das escolas. A princípio, evidenciam-se as razões que impulsionam o crescimento deste fracasso. Logo após, expõe-se uma alternativa para a solução desse problema, que seria a utilização dos materiais concretos e manipulativos em sala de aula, como fator preponderante ao sucesso escolar, no ensino da matemática, o que pode até certo ponto, promover à pesquisa. Por fim, mostraremos os resultados de uma aplicação dessa metodologia de ensino em uma escola pública de nível médio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.