Reticulados via polinômios de grau 2 e 3

Autores

  • Carina Alves UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro
  • Cintya Wink de Oliveira Benedito UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São João da Boa Vista
  • William Lima da Silva Pinto UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro

Palavras-chave:

Reticulados, Polinômios, Densidade de empacotamento, Norma m´ınima, Ra´ızes.

Resumo

A teoria de reticulados algébricos tem ganhado destaque nos últimos anos devido às aplicações na Teoria da Informação, mais especificamente, constelações de sinais tendo uma estrutura de reticulados tem sido usada como suporte para a transmissão de sinais sobre os canais gaussiano e com desvanecimento do tipo Rayleigh. O problema de encontrar boas constelações de sinais para um canal gaussiano está associado à procura por reticulados com alta densidade de empacotamento, que é a proporção do espaço ˜ Rn coberta pela união de esferas de mesmo raio de forma que a intersecção de quaisquer duas esferas tenha no máximo um ponto. Os reticulados de maior densidade de empacotamento são conhecidos apenas nas dimensões 1 a 8 e 24. Assim, neste trabalho propomos uma construção de reticulados que tem a melhor densidade de empacotamento nas dimensoes 2 e 3. Para isso, fazemos o uso de polinômios de grau 2 e 3 sobre Q.

Downloads

Publicado

10-12-2017

Como Citar

ALVES, C.; BENEDITO, C. W. de O.; PINTO, W. L. da S. Reticulados via polinômios de grau 2 e 3. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 10, 2017. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/118. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)