Análise da estabilidade do método explícito para discretização de equações diferenciais parabólicas por meio de diferenças finitas

Autores

  • André José Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Narciso da Hora Lisboa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • José Higino Dias Filho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Diferenças finitas, Método explícito, Estabilidade, Equações diferenciais parabólicas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar os critérios de estabilidade do método numérico para resolução computacional de equações diferenciais parciais parabólicas. O problema físico utilizado nesse estudo de caso consiste na equação de difusividade térmica em uma barra. O método numérico utiliza aproximações das derivadas de forma explícita por meio de diferenças finitas. Foi aplicado o critério de Neumann para verificar a condição de estabilidade e foram realizados simulações para diferentes passos no eixo temporal. Os resultados das simulações são apresentados em gráficos e tabelas que contém os dados das soluções exatas e aproximadas em determinados pontos. Foi possível observar com os dados numéricos que a condição de estabilidade encontrada pelo critério de Neumann é essencial na prática e que o método explícito aproxima bem da solução com a condição de estabilidade satisfeita. Entretanto, há uma limitação para os tamanhos dos passos a serem tomados.

Downloads

Publicado

21-12-2017

Como Citar

PEREIRA, A. J.; LISBOA, N. da H.; DIAS FILHO, J. H. Análise da estabilidade do método explícito para discretização de equações diferenciais parabólicas por meio de diferenças finitas. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 11, 2017. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/143. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)