Abordagem de séries divergentes no ensino médio usando progressões

Autores

  • André Fabiano Steklain Lisbôa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adriano Carlos Leal Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Progressões Aritméticas, Progressões Geométricas, Séries, Séries Divergentes.

Resumo

Neste trabalho propomos uma metodologia para a introdução de séries divergentes no Ensino Médio. A proposta baseia-se no ensino de Progressões Aritméticas e Geométricas, as quais são abordadas como sequências numèricas. A convergência das séries numéricas baseadas nestas sequências é estudada. Para as séries divergentes, é proposta uma extensão do conceito de soma. O método da Soma de Cesàro é apresentado como uma alternativa simples para abordar o assunto no Ensino Médio.

Downloads

Publicado

28-07-2018

Como Citar

LISBÔA, A. F. S.; LEAL, A. C. Abordagem de séries divergentes no ensino médio usando progressões . C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 12, 2018. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/18. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)