Algumas atividades práticas para o ensino de trigonometria

Autores

  • Regina Claudia Tinto Zeca Silva UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Cristiane Alexandra Lázaro Faculdade de Ciências UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Ensino, Trigonometria, Atividades para o ensino.

Resumo

No âmbito escolar nota-se que os alunos apresentam uma dificuldade muito grande nos conteúdos de Matemática que tratam sobre a trigonometria e também sobre os triângulos. Devido a isso, desenvolvemos algumas atividades práticas para bordagem destes conteúdos, com alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Nestas atividades, os próprios alunos construíram figuras utilizando compasso, régua e transferidor, vivenciando na prática as situações de aprendizagem,  verificando os teoremas, refletindo sobre as descobertas, propiciando uma aprendizagem ativa, duradoura e agradável. Durante a aplicação das atividades e a verificação da aprendizagem, percebeu-se que os alunos ficaram o tempo todo ativos, construindo o seus próprios conhecimentos usando a prática dos conteúdos abordados na lousa e nos livros e, assim, podendo refletir e concluir que esses conteúdos fazem parte do nosso cotidiano. O interesse dos alunos e o fascínio pela descoberta tornou o trabalho muito gratificante.

Downloads

Publicado

24-02-2020

Como Citar

SILVA, R. C. T. Z.; LÁZARO, C. A. Algumas atividades práticas para o ensino de trigonometria. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 17, 2020. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/249. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa