Um ensaio para o ensino de geometria através do jogo “capturando polígonos”

Autores

  • Cristiane Alexandra Lázaro Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Tatiana Miguel Rodrigues

Palavras-chave:

Jogos, Ensino, Geometria

Resumo

Apresentamos neste trabalho mais uma ferramenta interessante para o ensino de geometria, o jogo “Capturando Polígonos”, o qual pode ser utilizado para recordar as propriedades de polígonos que já foram estudadas pelos alunos, como por exemplo, as características dos polígonos, como lados e ângulos, bem como para aprofundar seus conhecimentos sobre formas geométricas. Para tal utilizamos o modelo para o Ensino de Geometria de Van Hiele, que consiste em cinco níveis de entendimento: visualização, análise, dedução informal, dedução formal e rigor. Na maioria das vezes, os alunos do ensino fundamental e médio ao se depararem com problemas geométricos se sentem incapazes e angustiados, por não saberem resolvê-los. Estas dificuldades apresentadas em aprender conceitos matemáticos estão relacionadas aos métodos utilizados, métodos estes muitas vezes desmotivadores, repetitivos e que não envolvem o raciocínio, estigmatizando os alunos, bloqueando a sua criatividade, organização do pensamento e argumentação lógica. O jogo “Capturando Polígonos” pode ser aplicado inicialmente como uma ferramenta para reconhecer as figuras geométricas, como triângulos, paralelogramos e quadrados. Feito isso, o professor pode recordar com os alunos as características de cada objeto geométrico e as suas propriedades. Os alunos terão a capacidade de descrever, classificar e entender as relações entre os objetos. Além disto, serão capazes de criar e criticar argumentos indutivos em termos de ideias e relações geométricas, poderão compreender as relações entre ângulos, comprimento de lados, perímetros, áreas e volumes. Após o jogo é necessário que o professor retome o conteúdo desenvolvido na oficina para que os alunos exponham as suas ideias e, a partir de então, possam sanar as dúvidas que tenham permanecido. 

Downloads

Publicado

12-11-2022

Como Citar

LÁZARO, C. A.; RODRIGUES, T. M. Um ensaio para o ensino de geometria através do jogo “capturando polígonos” . C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 5, 2022. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/60. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa