Um ensaio para o ensino de geometria através do jogo “capturando polígonos”
Palavras-chave:
Jogos, Ensino, GeometriaResumo
Apresentamos neste trabalho mais uma ferramenta interessante para o ensino de geometria, o jogo “Capturando Polígonos”, o qual pode ser utilizado para recordar as propriedades de polígonos que já foram estudadas pelos alunos, como por exemplo, as características dos polígonos, como lados e ângulos, bem como para aprofundar seus conhecimentos sobre formas geométricas. Para tal utilizamos o modelo para o Ensino de Geometria de Van Hiele, que consiste em cinco níveis de entendimento: visualização, análise, dedução informal, dedução formal e rigor. Na maioria das vezes, os alunos do ensino fundamental e médio ao se depararem com problemas geométricos se sentem incapazes e angustiados, por não saberem resolvê-los. Estas dificuldades apresentadas em aprender conceitos matemáticos estão relacionadas aos métodos utilizados, métodos estes muitas vezes desmotivadores, repetitivos e que não envolvem o raciocínio, estigmatizando os alunos, bloqueando a sua criatividade, organização do pensamento e argumentação lógica. O jogo “Capturando Polígonos” pode ser aplicado inicialmente como uma ferramenta para reconhecer as figuras geométricas, como triângulos, paralelogramos e quadrados. Feito isso, o professor pode recordar com os alunos as características de cada objeto geométrico e as suas propriedades. Os alunos terão a capacidade de descrever, classificar e entender as relações entre os objetos. Além disto, serão capazes de criar e criticar argumentos indutivos em termos de ideias e relações geométricas, poderão compreender as relações entre ângulos, comprimento de lados, perímetros, áreas e volumes. Após o jogo é necessário que o professor retome o conteúdo desenvolvido na oficina para que os alunos exponham as suas ideias e, a partir de então, possam sanar as dúvidas que tenham permanecido.
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