Desenvolvimento de redes neurais artificiais para análise do fluxo de permeado de uma bebida à base de açaí no processo de microfiltração tangencial

Autores

  • Camila Proni Instituto de Química UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Renata Natsumi Haneda CPEA - Centro Paulista de Estudos em Agronegócio
  • Érica Regina Filletti Instituto de Química UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Redes Neurais Artificiais, Microfiltração tangencial, Membranas Cerâmicas, Açaí.

Resumo

Neste trabalho foi proposta a utilização de Redes Neurais Artificiais (RNAs) com o Método de Levenberg-Marquardt (MLM) para estimar o fluxo de permeado de uma bebida à base de açaí através do processo de microfiltração tangencial com duas membranas cerâmicas com poros de diâmetro médio de 0,8 e 1,2 𝜇m em escoamento turbulento. As variáveis de entrada das RNAs foram o número de Reynolds, a pressão transmembrana e o tempo de microfiltração; as variáveis de saída foram os correspondentes valores de fluxo de permeado. Os resultados fornecidos pelas RNAs tiveram baixos erros médios, sendo 4,1%, 10,6% e 7,6% para a membrana de 0,8 𝜇m e 5,3%, 4,7% e 9,9%, para a membrana de 1,2 𝜇m, para os conjuntos de treinamento, validação e teste, respectivamente.

Downloads

Publicado

24-02-2020

Como Citar

PRONI, C.; HANEDA, R. N.; FILLETTI, Érica R. Desenvolvimento de redes neurais artificiais para análise do fluxo de permeado de uma bebida à base de açaí no processo de microfiltração tangencial. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 17, 2020. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/265. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa