Habilidades desenvolvidas na confecção de um CanSat

Autores

  • Cecília Deare Esteves Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal do ABC – UFABC
  • Cláudia Celeste Celestino Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal do ABC – UFABC
  • Leandro Baroni Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal do ABC – UFABC
  • Rafael Celeghini Santiago Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal do ABC – UFABC
  • Rafael Lucianetti Oliveira Centro de Engenharia, Modelagem e Ciência Sociais Aplicadas Universidade Federal do ABC – UFABC

Palavras-chave:

Engenharia aplicada, CanSat, Arduino, Movimento Maker, ARANDU.

Resumo

O projeto ARANDU tem como principal objetivo aproximar os alunos da rede pública, do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, ao ambiente de engenharia. Para tanto, a metodologia adotada foi confeccionar um curso no qual são ministradas aulas básicas de diversas áreas da engenharia, e que tem como produto final a construção de um pico-satélite denominado “CanSat”. As aulas ocorrem no dueto “teoria x prática”. O aprendizado desenvolvido é fundamental, pois promove o raciocínio lógico, comunicação, trabalho em equipe e criatividade, além do conhecimento básico necessário para a criação do CanSat. Além disto, como objetivo secundário, incentivar ingresso na faculdade/universidade ou no mercado de trabalho. Neste trabalho, serão expostas as atividades do projeto ARANDU 2018. Serão descritas as estruturas adotadas, as aplicações das aulas e os resultados obtidos. E, por fim, a avaliação do projeto na perspectiva do aluno. Os resultados mostram que projetos com esta abordagem, “movimento Maker”, acrescentam benefícios relevantes aos alunos em relação aos conhecimentos acadêmicos.

Downloads

Publicado

24-02-2020

Como Citar

ESTEVES, C. D.; CELESTINO, C. C.; BARONI, L.; SANTIAGO, R. C.; OLIVEIRA, R. L. Habilidades desenvolvidas na confecção de um CanSat. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 17, 2020. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/276. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa