Equações do transporte de massa: soluções e aplicação ao desastre do Rio Doce

Autores

  • Camila Marques dos Reis da Silva Instituto de Geociências e Ciências Exatas UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"
  • Jamil Viana Pereira Instituto de Geociências e Ciências Exatas UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Equações Diferenciais Parciais, Equação do Transporte de Massa, Desastre na barragem de Mariana, Rio Doce.

Resumo

O estudo de Equações Diferenciais Parciais (EDPs) em modelos fenomenológicos esbarra, muitas vezes, na dificuldade de resolução das mesmas. Neste trabalho, será feita uma introdução às EDPs aplicadas ao transporte de massa, um estudo teórico da solução de um modelo e por fim a aplicação deste ao desastre do Rio Doce. Para o transporte de massa, foram considerados dois dos principais processos que ocorrem em rios: advecção e difusão, os quais foram descritos pela Equação do Transporte por Advecção e Difusão (ETAD). A análise da solução desta EDP permite compreender o comportamento da lama derramada no Rio Doce e, com base em informações obtidas nas primeiras 45 horas, indicar o tempo transcorrido para ela atingir o oceano, com precisão satisfatória para um estudo preliminar, aplicável em situações semelhantes, nas primeiras horas após o rompimento. Este trabalho evidencia a modelagem matemática através de EDPs como ferramenta imprescindível para a área ambiental.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

SILVA, C. M. dos R. da; PEREIRA, J. V. Equações do transporte de massa: soluções e aplicação ao desastre do Rio Doce. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 19, 2020. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/285. Acesso em: 23 dez. 2024.