A matemática das imagens digitais como recurso didático na escola básica

Autores

  • Augusto Ribeiro de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Luciano Aparecido Magrini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Palavras-chave:

Imagens digitais, Matrizes, Manipulação de Imagens, Operações com Matrizes.

Resumo

Neste trabalho apresentamos o conceito de imagem digital e alguns elementos do processamento digital de imagens (PDI) fundamentais à compreensão de como estas imagens são criadas, armazenadas e manipuladas e exploramos algumas possibilidades de utilizá-las como recurso didático na Educação Básica. Em uma perspectiva teórica uma imagem digital é uma matriz cujas entradas são associadas, biunivocamente, a um conjunto de cores já definido. Deste modo, fazer a manipulação de uma imagem é equivalente a realizar operações com matrizes que tradicionalmente são ensinadas aos alunos durante o Ensino Médio. Esta relação direta entre imagens digitais e matrizes permite que sejam construídas propostas didáticas para a Educação Básica que podem ressignificar o aprendizado de matrizes fazendo uso da tecnologia como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere.

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

ALMEIDA, A. R. de; MAGRINI, L. A. A matemática das imagens digitais como recurso didático na escola básica. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 21, 2021. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/315. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa