A matemática das imagens digitais como recurso didático na escola básica
Keywords:
Imagens digitais, Matrizes, Manipulação de Imagens, Operações com Matrizes.Abstract
Neste trabalho apresentamos o conceito de imagem digital e alguns elementos do processamento digital de imagens (PDI) fundamentais à compreensão de como estas imagens são criadas, armazenadas e manipuladas e exploramos algumas possibilidades de utilizá-las como recurso didático na Educação Básica. Em uma perspectiva teórica uma imagem digital é uma matriz cujas entradas são associadas, biunivocamente, a um conjunto de cores já definido. Deste modo, fazer a manipulação de uma imagem é equivalente a realizar operações com matrizes que tradicionalmente são ensinadas aos alunos durante o Ensino Médio. Esta relação direta entre imagens digitais e matrizes permite que sejam construídas propostas didáticas para a Educação Básica que podem ressignificar o aprendizado de matrizes fazendo uso da tecnologia como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.