Contorno aparente, Teorema de Koenderink e suas extensões para superfícies em R^3

Autores

  • Mateus Pereira Araujo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas UNESP - Univesidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Luciana de Fátima Martins Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas UNESP - Univesidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Teoria de Singularidades, Projeção Ortogonal, Contorno Aparente, Teorema de Koenderink, Cúspide.

Resumo

Este artigo tem como objetivo, usando ferramentas de Teoria de Singularidades e da Geometria Diferencial, obter informações sobre a forma de uma superfície em R3. Estudamos propriedades sobre a projeção ortogonal, as quais aparecem no estudo de contato de superfícies com retas, e a geometria de alguns conjuntos que aparecem naturalmente no estudo dessa aplicação, como o gerador de contorno e o contorno aparente. A partir desses conjuntos e do Teorema de Koenderink, buscaremos informações sobre a superfície projetada. Este trabalho é parte da dissertação de mestrado do primeiro autor, orientado pela segunda autora e financiado pela FAPESP, processo 2019/19714-0.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

ARAUJO, M. P.; MARTINS, L. de F. Contorno aparente, Teorema de Koenderink e suas extensões para superfícies em R^3. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 21, 2021. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/325. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)