Introdução da Criptografia no Ensino Médio e Fundamental utilizando Aritmética Modular

Autores

  • Luis Antonio da Silva Vasconcellos Faculdade de Ciências - UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • João Fernando Montanher SEE/SP

DOI:

https://doi.org/10.21167/cqdv22n32022095115

Palavras-chave:

Aritmética modular, Congruência, Criptografia, RSA, El Gamal.

Resumo

Este trabalho utiliza a aritmética modular em aplicações no ensino fundamental e médio, através de atividades desenvolvidas em sala de aula. Inicialmente, são apresentados os fundamentos teóricos que serão a base para as aplicações como cpf, cartão de crédito, código de barras, calendários e criptografia. Finalizase, analisando estas aplicações e as consequências para este público.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

VASCONCELLOS, L. A. da S.; MONTANHER, J. F. Introdução da Criptografia no Ensino Médio e Fundamental utilizando Aritmética Modular. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 22, n. 3, 2022. DOI: 10.21167/cqdv22n32022095115. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/349. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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