A matemática por trás do sudoku

Autores

  • Ricardo Pessoa dos Santos Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Luis Antonio da Silva Vasconcellos UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Sudoku, Racioc´ınio lógico, Análise combinatória, Quadrados latinos.

Resumo

Apresentamos para alunos da 3a série do Ensino Médio da escola estadual Prof.a Carolina Lopes de Almeida, localizada na cidade de Bauru/SP, o jogo Sudoku, utilizando-o como recurso didático na abordagem e desenvolvimento de conceitos matemáticos, concentração e racioc´ınio lógico. Embora a regra desse jogo seja muito simples, as dificuldades na busca da solução são desafios constantes. Conceitos importantes escondidos por trás de suas linhas, colunas e blocos, intrigam e desafiam os matemáticos. Neste artigo, pretendemos discutir conceitos utilizados para responder uma das primeiras perguntas feitas: “Qual é a quantidade total de jogos Sudoku existentes?”. Para isso, foram aplicadas atividades ao grupo de alunos, seguindo o racioc´ınio de pesquisadores que completaram essa tarefa, aproveitando também, para retomar conceitos de análise combinatória, notação cient´ıfica e matrizes.

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Publicado

28-07-2018

Como Citar

SANTOS, R. P. dos; VASCONCELLOS, L. A. da S. A matemática por trás do sudoku. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 12, 2018. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/158. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa