Funções quadráticas na sala de aula: uma proposta de ensino através da modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.21167/cqdv25e25004Palavras-chave:
Ensino, Modelagem matem´atica e aplicações, Ensino de funções quadráticasResumo
Propomos uma abordagem didática para o ensino de funções quadráticas através da modelagem matemática. A proposta parte de um problema o qual solicita determinar um dos lados de um retângulo em função da altura de um trapézio formado dentro de um triângulo, sob a condição de que as áreas das regiões formadas sejam iguais. Mais ainda, o triângulo e o retângulo devem ter as mesmas áreas totais e alturas. Exploramos essa situação-problema por meio de um experimento de transferência de líquidos por gravidade entre reservatórios de forma triangular e retangular, permitindo aos estudantes manipular, investigar e validar conceitos matemáticos. O uso de ferramentas como planilhas eletrônicas e simulações no GeoGebra proporcionou um ambiente dinâmico de aprendizagem, favorecendo a compreensão das propriedades da função quadrática. A proposta foi implementada com uma turma de 1\textordmasculine\/ ano do ensino médio, seguida pela análise dos resultados obtidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.