Funções quadráticas na sala de aula: uma proposta de ensino através da modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21167/cqdv25e25004

Palavras-chave:

Ensino, Modelagem matem´atica e aplicações, Ensino de funções quadráticas

Resumo

Propomos uma abordagem didática para o ensino de funções quadráticas através da modelagem matemática. A proposta parte de um problema o qual solicita determinar um dos lados de um retângulo em função da altura de um trapézio formado dentro de um triângulo, sob a condição de que as áreas das regiões formadas sejam iguais. Mais ainda, o triângulo e o retângulo devem ter as mesmas áreas totais e alturas. Exploramos essa situação-problema por meio de um experimento de transferência de líquidos por gravidade entre reservatórios de forma triangular e retangular, permitindo aos estudantes manipular, investigar e validar conceitos matemáticos. O uso de ferramentas como planilhas eletrônicas e simulações no GeoGebra proporcionou um ambiente dinâmico de aprendizagem, favorecendo a compreensão das propriedades da função quadrática. A proposta foi implementada com uma turma de 1\textordmasculine\/ ano do ensino médio, seguida pela análise dos resultados obtidos.

Biografia do Autor

Wladimir Seixas, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1989) e doutor em Matemática Aplicada pelo Queen Mary and Westfield College da Universidade de Londres (1993). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de São Carlos.

Cleber Aparecido de Almeida, Rede Sesi de Ensino do Estado de São Paulo

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Unifafibe (2006). Graduação em pedagogia pela Faculdade de Conchas (2017). Curso de aperfeiçoamento no Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos, Matem@tica na Pr@tica (2020) e mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos (2023). É professor de Matemática no Colégio Plus de Barretos desde de 2009 e da Rede Sesi de Ensino do Estado de São Paulo desde 2019 atuando no ensino fundamental e ensino médio.

Downloads

Publicado

07-07-2025

Como Citar

SEIXAS, W.; ALMEIDA, C. A. de. Funções quadráticas na sala de aula: uma proposta de ensino através da modelagem matemática. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 25, p. e25004, 2025. DOI: 10.21167/cqdv25e25004. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/474. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial ERMAC 2024