Algebraic estimation of apothems in regular polygons using linear regression and bootstrap optimization.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21167/cqdv26e26009

Palavras-chave:

Apotema, Polygon, Polygon area

Resumo

A estimativa do apótema de polı́gonos regulares pode ser necessária em situações acadêmicas e da vida real, como para calcular a área de polı́gonos regulares e o volume de prismas e pirâmides. O cálculo do apótema requer o uso e conhecimento da função tangente. No presente artigo descrevemos um procedimento de aproximação algébrica para estimativa do apótema de qualquer polı́gono regular dado apenas o comprimento de um lado e o número de lados. Uma aproximação inicial foi obtida com base na correlação quase linear entre o produto do número e comprimento dos lados do polı́gono coma raiz quadrada da soma do apótema quadrado e da hipotenusa quadrada de um dos triângulos retângulos internos do polı́gono. Numa segunda etapa foi utilizado o método bootstrap paraobter os coeficientes de um polinômio de segundo grau. A equação resultante prevê o apótema com uma precisão mı́nima de 0,9997. Em polı́gonos de 3, 4, 6 e com mais de 25 lados aprecisão foi superior a 0,9999.

Biografia do Autor

Sergio Roberto Peres Line, Departamento de Biociências/ Unicamp

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1985). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP/Unicamp).

Walter Gonçales Martin, atualmente sem afiliação

Graduou-se em química pela Universidade Metodista de Piracicaba em 1999. Cursou a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz-USP por 3 anos (não completou o curso). Ministrou aulas de Física e Química para alunos do segundo grau e cursos pré-vestibulares. Foi proprietário do colégio Lúdico em Piracicaba.

Downloads

Publicado

04-09-2025

Como Citar

LINE, S. R. P.; MARTIN, W. G. Algebraic estimation of apothems in regular polygons using linear regression and bootstrap optimization. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 26, p. e26009, 2025. DOI: 10.21167/cqdv26e26009. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/498. Acesso em: 27 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa