Habilidades desenvolvidas na confecção de um CanSat
Keywords:
Engenharia aplicada, CanSat, Arduino, Movimento Maker, ARANDU.Abstract
O projeto ARANDU tem como principal objetivo aproximar os alunos da rede pública, do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, ao ambiente de engenharia. Para tanto, a metodologia adotada foi confeccionar um curso no qual são ministradas aulas básicas de diversas áreas da engenharia, e que tem como produto final a construção de um pico-satélite denominado “CanSat”. As aulas ocorrem no dueto “teoria x prática”. O aprendizado desenvolvido é fundamental, pois promove o raciocínio lógico, comunicação, trabalho em equipe e criatividade, além do conhecimento básico necessário para a criação do CanSat. Além disto, como objetivo secundário, incentivar ingresso na faculdade/universidade ou no mercado de trabalho. Neste trabalho, serão expostas as atividades do projeto ARANDU 2018. Serão descritas as estruturas adotadas, as aplicações das aulas e os resultados obtidos. E, por fim, a avaliação do projeto na perspectiva do aluno. Os resultados mostram que projetos com esta abordagem, “movimento Maker”, acrescentam benefícios relevantes aos alunos em relação aos conhecimentos acadêmicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.