A aprendizagem de métodos numéricos com o jogo digital Handles in Scratch 2.0

Autores

  • Marcos Henrique de Paula Dias da Silva UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Jogo digital, Curva de aprendizagem, Métodos Numéricos.

Resumo

Os Métodos Numéricos são ferramentas básicas na resolução de problemas científicos modelados matematicamente. Os livros de Cálculo Numérico chegam a abordar minuciosamente alguns exemplos para fins didáticos. Porém, ainda que estes casos estejam ilustrados, contextualizados e até mesmo representados passo-a-passo, não há neles um tratamento lúdico. Abordagens lúdicas permitem que o conteúdo seja aprendido pelo indivíduo ao mesmo tempo que gera um significado sobre esta ação. Assim, criamos um jogo digital com uma dinâmica que usasse Métodos Numéricos para jogar. Sua mecânica envolve controlar um bonequinho pela tela, que armazena rotinas de ações e reage a propriedades lógicas configuráveis pelo jogador durante o jogo. Este artigo analisa a curva de aprendizagem deste jogo, tratando como cada nível pode contribuir no repertório de conhecimentos, habilidades e técnicas ao jogador. Proporcionando neste, um ambiente onde os processos Matemáticos e Computacionais, até então quase totalmente abstratos, sejam tangíveis e ligados a uma narrativa.

Downloads

Publicado

10-12-2017

Como Citar

SILVA, M. H. de P. D. da. A aprendizagem de métodos numéricos com o jogo digital Handles in Scratch 2.0. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 10, 2017. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/134. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa