Revisão sistemática sobre a utilização de jogos sérios na aprendizagem de matemática

Autores

  • Sérgio Luís Tamássia dos Santos USP – Universidade de São Paulo
  • Helton Hideraldo Bíscaro USP – Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Matemática, Ensino, Jogos sérios, Revisão sistemática.

Resumo

As mudanças que as inovações tecnológicas têm promovido em nossas vidas estão cada vez mais profundas e rápidas. As crianças de hoje são nativos digitais, utilizando videogames, smartphones e computadores, por vezes até antes de sua alfabetização. A educação, uma das bases que propiciou esta revolução, e, de uma forma mais específica o ensino de matemática, essencial no campo de ciências e engenharia, necessita acompanhar estas mudanças, com a adoção de novas tecnologias em sala de aula. Este trabalho tem por objetivo buscar uma resposta para uma das questões levantadas por este cenário: qual a real efetividade do uso de jogos sérios eletrônicos no processo de ensinoaprendizagem de matemática na educação básica? Através de uma revisão sistemática apresentamos um panorama do estudo acadêmico sobre o tema nos últimos cinco anos, concluindo que realmente os jogos sérios eletrônicos são ferramentas de alavancagem no processo de ensino-aprendizagem de matemática.

Downloads

Publicado

15-02-2019

Como Citar

SANTOS, S. L. T. dos; BÍSCARO, H. H. Revisão sistemática sobre a utilização de jogos sérios na aprendizagem de matemática. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 14, 2019. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/170. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa