Um estudo sobre desempenho em matemática dos alunos matriculados na rede estadual de ensino em uma avaliação em larga escala
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Avaliação externa, Proficiência em Matemática, Saeb.Resumo
Este trabalho visa apresentar o desempenho médio em Matemática dos estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino, de acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esta pesquisa quali-quantitativa tem como propósito estudar as notas em Matemática dos alunos registrados nas escolas estaduais das regiões brasileiras, conforme as competências e habilidades matemáticas descritas na escala de proficiência do Saeb. Para atingir a finalidade proposta, foram utilizados dados do Saeb referentes ao período entre 2007 a 2017. Os resultados indicam que há uma desigualdade na aprendizagem entre regiões brasileiras e um atraso nas proficiências matemáticas apresentadas pelos estudantes brasileiros analisados. Além disso, foi considerada uma categorização de aprendizagem que sugere um cenário de aprendizado insuficiente em Matemática por parte dos alunos analisados.
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