Estudo de singularidades da matriz Jacobiana no fluxo de carga continuado através de uma técnica de parametrização geométrica

Autores

  • Alfredo Bonini Neto Faculdade de Ciências e Engenharia - FCE - UNESP Tupã
  • Jhonatan Cabrera Piazentin Faculdade de Ciências e Engenharia - FCE - UNESP Tupã
  • Marcio Presumido Junior Faculdade de Ciências e Engenharia - FCE - UNESP Tupã
  • Leandro Souto de Oliveira Faculdade de Ciências e Engenharia - FCE - UNESP Tupã

Palavras-chave:

Equações de reta, Singularidade, Matriz Jacobiana, Ponto crítico.

Resumo

O fluxo de carga continuado (FCC) é uma poderosa ferramenta no estudo da estabilidade estática de tensão, utilizado para obter toda curva P-V (potência versus tensão) em sistemas elétricos de potência. Essas curvas são representadas por duas partes, estável (margem de carregamento, estabilidade do sistema) e instáve/l (instabilidade do sistema), ligadas a um ponto em comum, denominado de ponto de máximo carregamento (PMC) ou ponto crítico. Ao tentar obter esse ponto que define a estabilidade da instabilidade, a matriz Jacobiana do fluxo de carga continuado torna-se singular, necessitando de modificações no método para remover essa singularidade e com isso ter uma aproximação do ponto crítico tão boa quanto se queira. A matriz Jacobiana no FCC é definida pelas derivadas parciais das equações não lineares de potência ativa e reativa em relação às variáveis ângulo das tensões nodais e magnitude das tensões nodais. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo estudar e remover essas singularidades utilizando uma técnica de parametrização geométrica via equações da reta.

Downloads

Publicado

10-12-2017

Como Citar

BONINI NETO, A.; PIAZENTIN, J. C.; PRESUMIDO JUNIOR, M.; OLIVEIRA, L. S. de. Estudo de singularidades da matriz Jacobiana no fluxo de carga continuado através de uma técnica de parametrização geométrica. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 10, 2017. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/140. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa