Parametrização matemática baseado na variável potência ativa da barra de referência: melhorias para o fluxo de carga continuado

Autores

  • Alfredo Bonini Neto UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Jhonatan Cabrera Piazentin UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Leandro Souto de Oliveira UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Este trabalho apresenta uma técnica de parametrização geométrica para o fluxo de carga continuado que possibilita o traçado completo das curvas P-V, e o cálculo do ponto de máximo carregamento de sistemas de potência, sem os problemas de mau-condicionamento da matriz Jacobiana (J). O objetivo é apresentar de uma forma clara e didática os passos envolvidos no desenvolvimento desta técnica que associa robustez com facilidade de compreensão. A singularidade da matriz Jacobiana é eliminada pela adição da equação de uma reta que passa por um ponto no plano formado pelas variáveis potência ativa da barra slack (Pslack) e o fator de carregamento (λ). Os resultados obtidos com essa metodologia para os sistemas testes do IEEE (14, 57 e 300 barras), mostram que as características do método convencional são melhoradas. A metodologia apresentou uma redução do número total de iterações em torno de 11,8%, quando comparado com outras metodologias.

Downloads

Publicado

24-02-2020

Como Citar

NETO, A. B.; PIAZENTIN, J. C.; OLIVEIRA, L. S. de. Parametrização matemática baseado na variável potência ativa da barra de referência: melhorias para o fluxo de carga continuado. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 17, 2020. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/273. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa