Obtenção da margem de carregamento em sistemas elétricos de potência utilizando uma técnica geométrica no plano ângulo versus magnitude das tensões

Autores

  • Alfredo Bonini Neto UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Leandro Souto de Oliveira UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Jhonatan Cabrera Piazentin UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Ponto de Máximo Carregamento, Fluxo de Carga, Parametrização, Ponto crítico.

Resumo

Atualmente, a tendência contínua de aumento nas demandas de carga, juntamente com as restrições econômicas e ambientais para a construção de novas usinas e linhas de transmissão, levou os sistemas de energia a operar mais próximos de seus limites, aumentando a probabilidade de ocorrência de problemas de estabilidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi criar uma técnica de parametrização para obtenção da margem de carregamento de um sistema elétrico, bem como o ponto de máximo carregamento (PMC) sem problemas relacionados a singularidade da matriz Jacobiana, utilizando para isso o plano ângulo versus magnitude da tensão da barra que apresentar a maior variação entre as tensões de um ponto atual em relação ao ponto anterior. Esta técnica acarretou em uma trajetória de soluções (TS) com um aspecto linear e com isso, possibilitou a remoção da singularidade durante o traçado de toda curva P-V. Dos resultados, o novo plano mostrou-se eficiente na obtenção das curvas P-V dos sistemas analisados, com uma redução do número total de iterações em torno de 10% quando comparado com a metodologia utilizando a tensão da barra crítica como parâmetro.

Downloads

Publicado

15-02-2019

Como Citar

BONINI NETO, A.; OLIVEIRA, L. S. de; PIAZENTIN, J. C. Obtenção da margem de carregamento em sistemas elétricos de potência utilizando uma técnica geométrica no plano ângulo versus magnitude das tensões. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 14, 2019. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/184. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa