Obtenção da margem de carregamento em sistemas elétricos de potência utilizando uma técnica geométrica no plano ângulo versus magnitude das tensões
Palavras-chave:
Ponto de Máximo Carregamento, Fluxo de Carga, Parametrização, Ponto crítico.Resumo
Atualmente, a tendência contínua de aumento nas demandas de carga, juntamente com as restrições econômicas e ambientais para a construção de novas usinas e linhas de transmissão, levou os sistemas de energia a operar mais próximos de seus limites, aumentando a probabilidade de ocorrência de problemas de estabilidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi criar uma técnica de parametrização para obtenção da margem de carregamento de um sistema elétrico, bem como o ponto de máximo carregamento (PMC) sem problemas relacionados a singularidade da matriz Jacobiana, utilizando para isso o plano ângulo versus magnitude da tensão da barra que apresentar a maior variação entre as tensões de um ponto atual em relação ao ponto anterior. Esta técnica acarretou em uma trajetória de soluções (TS) com um aspecto linear e com isso, possibilitou a remoção da singularidade durante o traçado de toda curva P-V. Dos resultados, o novo plano mostrou-se eficiente na obtenção das curvas P-V dos sistemas analisados, com uma redução do número total de iterações em torno de 10% quando comparado com a metodologia utilizando a tensão da barra crítica como parâmetro.
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