Notas históricas e demonstrações do teorema de De Gua sobre as áreas das faces de um tetraedro: “Pitágoras” em três (ou n) dimensões

Autores

  • Henrique Marins de Carvalho IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Geometria, Geometria espacial, Teorema de Herão, Vetores.

Resumo

Jean Paul De Gua de Malves foi um matemático francês, membro da Academia Real Francesa de Ciências no século XVIII. O teorema que leva seu nome estabelece uma relação entre a medida das áreas de um tetraedro com um ângulo sólido reto, dizendo que o quadrado da área hipotenusal é igual à soma dos quadrados das áreas das outras faces, o que traz uma correspondência com o famoso teorema de Pitágoras. A partir da prova original, este artigo deixa claro argumentos geométricos implícitos, especialmente o método de Herão para cálculo de áreas triangulares e propõe outras quatro versões de prova, duas delas usando apenas raciocínios da Geometria plana e espacial e as outras duas, aproveitando operações e propriedades vetoriais. Adicionalmente, há alguns comentários sobre uma generalização do teorema para poliedros convexos compactos n-dimensionais.

Downloads

Publicado

28-07-2022

Como Citar

CARVALHO, H. M. de. Notas históricas e demonstrações do teorema de De Gua sobre as áreas das faces de um tetraedro: “Pitágoras” em três (ou n) dimensões. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 22, n. 1, 2022. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/282. Acesso em: 22 jan. 2025.