O planímetro polar de Amsler no ensino de geometria

Autores

  • Francisco de Assis Parentes da Silva do Amaral Ferreira Instituto Federal do Maranhão
  • Jefferson Cruz dos Santos Leite Universidade Federal do Piauí
  • Huerllen Vicente Lemos e Silva Instituto Federal do Maranhão
  • Jerlane Farias Caldas Lopes Instituto Federal do Maranhão
  • Odeir de Jesus Lima Instituto Federal do Maranhão
  • Salvino Coimbra Filho Instituto Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Geometria, Planímetro, Ensino-aprendizagem.

Resumo

É notória a preocupação de muitos professores em se introduzir instrumentos diferentes dos habituais nas aulas de Matemática, de se utilizar objetos palpáveis que os auxiliem no processo de ensino-aprendizagem e que se tenha como objetivo produzir prazer no ato de sua execução. De tal forma, abordamos o funcionamento do Planímetro Polar de Compensação e sua utilização como meio facilitador da aprendizagem de Geometria na Matemática do Ensino Médio. Visamos analisar o tema, elaborar estratégias para tornar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática mais dinâmico propondo o uso do Planímetro Polar em sala de aula, o que pode ajudar o docente a ensinar Matemática para os estudantes  secundaristas. Apresentamos, também, uma revisão de literatura de pesquisas a respeito da história, do funcionamento e utilização do instrumento. Dessa forma, o tema é bastante desafiador e importante para o ensino da Matemática. É uma necessidade que deve ser trabalhada o quanto antes para que o processo ensino-aprendizagem da disciplina seja melhorado cada vez mais. 

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

FERREIRA, F. de A. P. da S. do A.; LEITE, J. C. dos S.; SILVA, H. V. L. e; LOPES, J. F. C.; LIMA, O. de J.; FILHO, S. C. O planímetro polar de Amsler no ensino de geometria. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 19, 2020. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/296. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa