O planímetro polar de Amsler no ensino de geometria
Keywords:
Geometria, Planímetro, Ensino-aprendizagem.Abstract
É notória a preocupação de muitos professores em se introduzir instrumentos diferentes dos habituais nas aulas de Matemática, de se utilizar objetos palpáveis que os auxiliem no processo de ensino-aprendizagem e que se tenha como objetivo produzir prazer no ato de sua execução. De tal forma, abordamos o funcionamento do Planímetro Polar de Compensação e sua utilização como meio facilitador da aprendizagem de Geometria na Matemática do Ensino Médio. Visamos analisar o tema, elaborar estratégias para tornar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática mais dinâmico propondo o uso do Planímetro Polar em sala de aula, o que pode ajudar o docente a ensinar Matemática para os estudantes secundaristas. Apresentamos, também, uma revisão de literatura de pesquisas a respeito da história, do funcionamento e utilização do instrumento. Dessa forma, o tema é bastante desafiador e importante para o ensino da Matemática. É uma necessidade que deve ser trabalhada o quanto antes para que o processo ensino-aprendizagem da disciplina seja melhorado cada vez mais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.