Sequentes como duais dos tableaux para lógicas polivalentes

Autores

  • Elias Oliveira Vieira dos Santos Faculdade de Ciências UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Luiz Henrique da Cruz Silvestrini Faculdade de Ciências UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Lógicas polivalentes, Teoria da prova, Cálculo de sequentes, Tableaux analíticos.

Resumo

A utilização de métodos dedutivos alternativos ao axiomático (hilbertiano) tem sido de grande interesse para a Teoria da Prova e para a Teoria da Computação, sendo esta última caracterizada pela busca por métodos mais adequados para implementações em computadores. Dentre tais métodos, abordaremos o cálculo de sequentes, proposto por Gentzen em 1935 e o método dos tableaux analíticos introduzido por Smullyan em 1968. Explicitamos uma sistematização a partir da proposta de Carnielli (1991) de como estabelecer sequentes como duais dos tableaux para lógicas polivalentes, promovendo um processo de dualização mais intuitivo a partir da formalização do tableau feita por Smullyan. Ademais, apresentaremos as regras em um sistema de sequentes para o cálculo proposicional clássico, a partir das regras de um sistema de tableaux, dualizando cada regra em tableau para um sequente adequado. 

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

SANTOS, E. O. V. dos; SILVESTRINI, L. H. da C. Sequentes como duais dos tableaux para lógicas polivalentes. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 21, 2021. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/307. Acesso em: 23 dez. 2024.