Raciocínio lógico e as habilidades matemáticas nas edições da avaliação PISA (2012-2015)

Autores

  • Luiz Henrique da Cruz Silvestrini UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Bauru
  • Marcelo Reicher Soares UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências, Bauru
  • Ana Laura Penna UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Bauru.

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Raciocínio Lógico, Demonstrações, Avaliação Pisa.

Resumo

Nas edições de 2012 e 2015, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem destacado a baixa habilidade para o raciocínio lógico dos estudantes brasileiros, os quais, aparentemente, raciocinam de forma linear, ou seja, não conseguem realizar inferências a partir de abstrações mínimas. Ademais, a última edição do Pisa divulgou uma vertiginosa queda na média dos estudantes na área de matemática. A partir deste cenário, pudemos estabelecer frentes de investigação vinculadas ao Projeto de Extensão “Raciocínio lógico, analítico e quantitativo: uma ferramenta para a inclusão racional” realizado pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Unesp, câmpus de Bauru. Neste artigo, mostraremos como a aquisição de elementos de raciocínio lógico, particularmente, inferências via condicionais, previamente adquiridos, pode contribuir na capacidade do aluno em resolver problemas lógicos/matemáticos aplicados em situações do cotidiano, e isto é precisamente o objetivo maior das avaliações do Pisa.

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Publicado

10-12-2017

Como Citar

SILVESTRINI, L. H. da C.; SOARES, M. R.; PENNA, A. L. Raciocínio lógico e as habilidades matemáticas nas edições da avaliação PISA (2012-2015). C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 10, 2017. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/138. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa