Raciocínio lógico e as habilidades matemáticas nas edições da avaliação PISA (2012-2015)
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Raciocínio Lógico, Demonstrações, Avaliação Pisa.Resumo
Nas edições de 2012 e 2015, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem destacado a baixa habilidade para o raciocínio lógico dos estudantes brasileiros, os quais, aparentemente, raciocinam de forma linear, ou seja, não conseguem realizar inferências a partir de abstrações mínimas. Ademais, a última edição do Pisa divulgou uma vertiginosa queda na média dos estudantes na área de matemática. A partir deste cenário, pudemos estabelecer frentes de investigação vinculadas ao Projeto de Extensão “Raciocínio lógico, analítico e quantitativo: uma ferramenta para a inclusão racional” realizado pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Unesp, câmpus de Bauru. Neste artigo, mostraremos como a aquisição de elementos de raciocínio lógico, particularmente, inferências via condicionais, previamente adquiridos, pode contribuir na capacidade do aluno em resolver problemas lógicos/matemáticos aplicados em situações do cotidiano, e isto é precisamente o objetivo maior das avaliações do Pisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.