Uma relação entre a álgebra e a geometria na parábola

Autores

  • Renata Teófilo de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

Parábola, Função quadrática, Geometria Analítica, Equação da parábola, GeoGebra.

Resumo

Neste trabalho trazemos uma discussão sobre a parábola, pelo prisma das funções polinomiais do 2º grau e pelo viés da geometria analítica, fazendo uma ponte entre estes dois assuntos. A parábola no campo da geometria analítica comumente é dissociada do estudo da função quadrática nos livros didáticos da educação básica, sendo estes assuntos trabalhados de forma desarticulada. Assim, fazemos uma demonstração da relação entre a função quadrática e a equação da parábola a partir da forma canônica da função quadrática, visando enriquecer a discussão sobre o tema e auxiliar o docente de matemática em sua prática docente, bem como trazemos possibilidades de construção geométrica da parábola utilizando técnicas de desenho geométrico e o software GeoGebra.

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Publicado

28-07-2022

Como Citar

SOUSA, R. T. de; ALVES, F. R. V. Uma relação entre a álgebra e a geometria na parábola. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 22, n. 1, 2022. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/270. Acesso em: 13 nov. 2024.

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