Aplicando o Jogo “Avançando com o resto” no ensino de Matemática

Authors

  • Ana Beatriz Alves Ribeiro da Silva
  • Cristiane Alexandra Lázaro
  • Laís Fernanda Macedo Rosa
  • Tatiana Miguel Rodrigues

Keywords:

Jogos, Ensino , Resto de divisão

Abstract

Como é conhecido pela maioria, infelizmente, o ensino de matemática vem enfrentando muitas dificuldades. Cerca o ensino dessa disciplina mitos, preconceitos, que fazem com que o estudante, muitas vezes, já chegue à escola com medo das aulas de
matemática. Por outro lado, ainda perdura em muitas escolas um ensino focado na reprodução e não na construção do conhecimento, apesar de alguns professores buscarem alternativas para tornarem as aulas mais atrativas, priorizando atividades interessantes e motivadoras. O famoso livro didático e os caderninhos de apoio enviados pela secretaria do estado da educação ainda continuam sendo os principais recursos disponíveis na sala de aula. Os exercícios e listas, muitas vezes considerados intermináveis, buscam sem sucesso fixar um conhecimento que muitas vezes não foram se quer apropriado pelos alunos.
Diante do exposto faz-se necessário pensar em transformações no ensino de matemática que ultrapassem a simples reprodução de exercícios e permitam tanto para o professor, quanto para o aluno um ensino mais atraente e desafiador e principalmente repleto de significados. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mostrar ao aluno, a partir dos jogos matemáticos, a diversão e, também, a superação, possibilitando a construção de aprendizagens significativas.

Published

2022-11-09

How to Cite

SILVA, A. B. A. R. da; LÁZARO, C. A.; ROSA, L. F. M.; RODRIGUES, T. M. Aplicando o Jogo “Avançando com o resto” no ensino de Matemática. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/30. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de Pesquisa