Jogos no ensino de Matemática: experiências com o “fecha a caixa”

Autores

  • Cristiane Alexandra Lázaro Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Gustavo Chaves Tanaka
  • Tatiana Miguel Rodrigues

Palavras-chave:

Jogos, Ensino , Números

Resumo

Apresentamos neste trabalho experiências obtidas na aplicação de um dos jogos desenvolvidos como parte do projeto de Extensão “Ensinando Matemática através de Jogos, Modelos Geométricos e Informática”, o qual tem como objetivo desenvolver entre os alunos do ensino fundamental e médio o estímulo pelo interesse em Matemática e o aprimoramento de seus conhecimentos nesta área, o que é propiciado através do contato com problemas desafiantes e da interação com outros colegas e docentes, despertando o gosto e interesse pela investigação matemática, através dos jogos, modelos geométricos e softwares.
O “Ensinando Matemática através de jogos, modelos geométricos e informática” conta com a colaboração de 3 docentes do departamento de Matemática da UNESP-Bauru e envolve a cidade de Bauru com várias escolas públicas de ensino médio, participando as três séries deste nível. Um dos objetivos dos departamentos de Matemática das universidades brasileiras é estimular o interesse dos graduandos ingressantes pelo raciocínio lógico. Outro ângulo é buscar meios de incentivo para alunos e professores, na tentativa de colaborar para a melhoria do quadro brasileiro que se coloca. Com este projeto estamos estimulando o gosto pela Matemática, propiciando uma maior interação professor / aluno, e promovendo uma aproximação comunidade / universidade, fazendo com que o aluno tenha uma nova visão da Matemática através dos jogos. Assim, de forma lúdica, estamos fazendo com que este aluno pense nos conceitos aprendidos na sala de aula, questione a lógica usada para fazer o pensamento, fazendo com que este estudante crie conexões entre as várias áreas da matemática. Dentre os jogos aplicados, o “fecha a caixa” tem nos proporcionado atingir este objetivo, como apresentamos no decorrer do nosso texto.

Downloads

Publicado

09-11-2022

Como Citar

LÁZARO, C. A.; TANAKA, G. C.; RODRIGUES, T. M. Jogos no ensino de Matemática: experiências com o “fecha a caixa”. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/32. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa