Towards an algebrization of a linear temporal logic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21167/cqdv25e25007

Palavras-chave:

Lógica, Lógica Algébrica, Lógica Temporal, Lógica da Vizinhança

Resumo

O presente trabalho trata da L´ogica Proposicional da Vizinhança (LPV), um caso de l´ogica temporal linear e uma extens˜ao da L´ogica Proposicional Cl´assica dada pelo acr´escimo de operadores modais que tratam de certos aspectos temporais. Nesse contexto, a validade de uma proposição est´a estritamente relacionada a algum intervalo de tempo. Destacamos alguns aspectos formais dessa l´ogica e a sua formalização em sistemas dedutivos (ou de provas), que naturalmente retratam os aspectos formais do tempo. Pretendemos investigar modelos alg´ebricos para a L´ogica Proposicional da Vizinhança. Todavia, neste trabalho, nos dedicamos apenas `a apresentac¸˜ao do resultado de Correção, uma das etapas necess´arias para a obtenção de um modelo adequado (correto e completo), entre o sistema axiom´atico da LPV e o pretendido modelo alg´ebrico.

Biografia do Autor

Romulo Albano de Freitas, Unesp/PPGFil - Marília

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, campus de Bauru. É membro do grupo de pesquisa, certificado pelo CNPQ, "Sistemas Adaptativos, Lógica e Computação Inteligente" (SALCI). Tem experiência em ensino e pesquisa em Lógica, atuando como monitor da disciplina "Lógica Computacional" para os cursos de Matemática, Sistemas da Informação e Ciência da Computação na Unesp, campus de Bauru, e também participando como bolsista no projeto de extensão "Raciocínio Lógico e os Princípios da Argumentação" - RacioLog (projeto com bolsa e recursos da PROEC). Atualmente, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FFC - Unesp Marília, com ênfase em Lógica. Têm interesse em desenvolvimentos algébricos para lógica/lógicas algébricas, lógicas não-clássicas e teoria da prova.

Hércules de Araujo Feitosa, Unesp/Departamento de Matemática

Licenciado em Matemática pela Fundação Educacional de Bauru (1984), mestre em Fundamentos da Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - IGCE (1992) e doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - IFCH (1998). Desde 1988 é professor na UNESP, Faculdade de Ciências, Departamento de Matemática, Câmpus de Bauru. No momento é professor associado (livre docente) e é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP - FFC - Marília. Sua experiência acadêmica tem ênfase no ensino de Lógica e Fundamentos da Matemática e suas investigações científicas estão voltadas para lógica, traduções entre lógicas, modelos algébricos, quantificadores e lógicas não clássicas.

Luiz Henrique da Cruz Silvestrini, Unesp/Departamento de Matemática

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - FC (2002), Mestrado em Filosofia, com área de concentração em Lógica e Epistemologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - FFC (2005), Doutorado em Filosofia, com área de concentração em Lógica, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - IFCH (2011). Atualmente é Professor Assistente Doutor na UNESP, Faculdade de Ciências, Departamento de Matemática, campus de Bauru. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP - FFC - Marília. Tem experiência no ensino de Lógica e Teoria do Conhecimento. Atua principalmente nos seguintes temas: lógica, linguagens formais - semântica, métodos de prova, teorias da verdade, estruturas parciais, algoritmos, raciocínio indutivo, quantificadores e tableaux analíticos.

Downloads

Publicado

25-07-2025

Como Citar

FREITAS, R. A. de; FEITOSA, H. de A.; SILVESTRINI, L. H. da C. Towards an algebrization of a linear temporal logic. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 25, p. e25007, 2025. DOI: 10.21167/cqdv25e25007. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/461. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial ERMAC 2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)