Jogos com a desigualdade triangular

Autores

  • Juan López Linares Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21167/cqdv22n32022073094

Palavras-chave:

Desigualdade triangular, Jogos, GeoGebra, Olimpíadas internacionais de matemática, Ensino médio e universitário, Geometria.

Resumo

Jogos são ferramentas eficazes no processo de ensinoaprendizagem em determinados contextos. O presente trabalho compila oito atividades que podem ser desenvolvidas em diversos espaços da escola. O professor de Matemática pode convidar seus pares das áreas de Computação e Educação Física para executar os desafios como projeto multidisciplinar. Estuda-se a desigualdade triangular para formar ou não um triângulo, a Lei da Reflexão, o Problema do Cavaleiro, a tarefa do Removedor de Minas, a construção da Faixa de Pedestres, como atravessar um Rio Traiçoeiro, o Ponto de Fermat e o Problema de Fagnano. A estrutura de jogo justifica-se devido a existência de diversas possibilidades para cumprir uma tarefa. Cada jogador ou time deve encontrar determinada configuração que minimiza algum comprimento. Embora a desigualdade triangular seja um conteúdo clássico ela é pouco explorada nos livros de textos. Todos os links das figuras são disponibilizados de forma interativa no site do GeoGebra.

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

LÓPEZ LINARES, J. Jogos com a desigualdade triangular. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 22, n. 3, 2022. DOI: 10.21167/cqdv22n32022073094. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/348. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa