Jogos com a desigualdade triangular
DOI:
https://doi.org/10.21167/cqdv22n32022073094Keywords:
Desigualdade triangular, Jogos, GeoGebra, Olimpíadas internacionais de matemática, Ensino médio e universitário, Geometria.Abstract
Jogos são ferramentas eficazes no processo de ensinoaprendizagem em determinados contextos. O presente trabalho compila oito atividades que podem ser desenvolvidas em diversos espaços da escola. O professor de Matemática pode convidar seus pares das áreas de Computação e Educação Física para executar os desafios como projeto multidisciplinar. Estuda-se a desigualdade triangular para formar ou não um triângulo, a Lei da Reflexão, o Problema do Cavaleiro, a tarefa do Removedor de Minas, a construção da Faixa de Pedestres, como atravessar um Rio Traiçoeiro, o Ponto de Fermat e o Problema de Fagnano. A estrutura de jogo justifica-se devido a existência de diversas possibilidades para cumprir uma tarefa. Cada jogador ou time deve encontrar determinada configuração que minimiza algum comprimento. Embora a desigualdade triangular seja um conteúdo clássico ela é pouco explorada nos livros de textos. Todos os links das figuras são disponibilizados de forma interativa no site do GeoGebra.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.